PROJETO EDUCAR PARA A SAÚDE

INTRODUÇÃO

Não se pode mais pensar em escola como um ambiente de mera transmissão de conteúdos, com divisão de disciplinas e carga horária. A escola atual é um centro de informações e construção de conhecimentos sobre os mais variados temas, entre os quais saúde, sexualidade, consumo de drogas, relações humanas e com o meio.
Então, é importante que se considere o aluno de forma integral, pois o aspecto biopsicossocial influencia de forma decisiva no seu aprendizado.
Saúde e qualidade de vida são resultantes de fatores como alimentação, moradia, saneamento básico, transporte, educação, trabalho, lazer, bem estar físico e mental, mas principalmente dizem respeito à valorização da vida, à relação consigo, com o outro e com o meio.
Assim, o papel da escola na promoção da saúde vem sendo cada vez mais reconhecido e necessário, pois essa luta envolve atenção à vida em todos os aspectos.


JUSTIFICATIVA

De acordo com a “Carta de Otawa” (1986), surge o conceito de “Escola Promotora de Saúde”, proposta de inserir na escola ações, educativas e sanitárias, de saúde e prevenção de agravos, voltadas não só para alunos, mas também para familiares e comunidade.
Além disso, o programa Saúde na Escola (PSE), lançado em 2008 e resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas. 

O tema da Campanha da Fraternidade 2012 nos sensibiliza para a questão da saúde no Brasil, levando-nos a refletir sobre nossas ações em favor da vida, do bem estar e bem viver.
Portanto, educadores e educandos tem um papel fundamental, pois é no ambiente escolar que muito conhecimento é construído, podendo contribuir para a melhoria dos hábitos e atitudes relacionados à saúde, tanto das pessoas como do ambiente em que vivemos.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um trabalho interdisciplinar, mobilizando educadores, educandos e comunidade escolar para a compreensão de que o cuidado com a saúde depende de uma alimentação saudável, da prática de esportes, das ações de prevenção, do cuidado com o ambiente, o corpo, a mente e o espírito, visando uma aprendizagem significativa e coerente, além de melhorias na qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Despertar a curiosidade do aluno e proporcionar atividades atrativas e prazerosas, fazendo com que o desejo de saber passe a ser um estilo de vida;
  • Conhecer os principais problemas de saúde presentes em nossa comunidade;
  • Refletir sobre a realidade da saúde na escola e na comunidade;
  • Possibilitar o acesso às informações necessárias para a conservação da saúde;
  • Compreender que o cuidado com a saúde tem a ver com a educação, o trabalho, a alimentação, o ambiente, o corpo, a mente e o espírito;
  • Identificar animais, plantas e hábitos nocivos à saúde humana;
  • Distinguir diferentes formas de prevenção de doenças;
  • Prevenir as enfermidades, melhorando a qualidade de vida, contribuindo para o bem estar físico, mental, espiritual e social da comunidade;
  • Compreender que uma vida saudável requer harmonia entre corpo e espírito, entre pessoas e ambiente, entre personalidade e responsabilidade;
  • Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável, em detrimento dos que comprometem a saúde;
  • Contribuir para resgatar a valorização da medicina natural e caseira, com uso das ervas medicinais;
  • Compreender que nenhum alimento faz mal para a saúde, desde que consumido em quantidades ideais à necessidade do organismo;
  • Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais ao nível de escolaridade do aluno, capacitando-o para resolver situações-problema de seu cotidiano;
  • Mobilizar e envolver a comunidade escolar, visando melhorias na aprendizagem e na qualidade de vida;

METODOLOGIA

O presente trabalho será desenvolvido pelos professores, funcionárias, alunos e direção, procurando envolver, de forma significativa, outros membros da comunidade escolar como pais, grupos de jovens, mães e idosos, representantes da igreja, da saúde, além de empresas e entidades.
 Inicialmente houve a discussão e elaboração do projeto, em reunião com direção, professores, funcionárias e alunos.
Num segundo momento, haverá o lançamento e a abertura do projeto, com chamamento aos alunos e comunidade escolar através de cartazes, folders e vinhetas.
Posteriormente, serão realizadas atividades diversas, de forma interdisciplinar, respeitando-se o nível de aprendizagem de cada série e/ou aluno:
  • Grupos de leitura;
  • Pesquisas em jornais, revistas, livros, panfletos e internet;
  • Entrevistas com membros da comunidade: pais, idosos, agente de saúde;
  • Atividades culturais: teatro, canto, dança;
  • Produções textuais: poesia, acróstico, paródia, relatório, história em quadrinhos;
  • Elaboração, leitura e interpretação de texto;
  • Trabalhos artísticos: desenho, pintura, painéis;
  • Palestras;
  • Audiovisuais;
  • Jogos educativos e manipulação de materiais concretos;
  • Degustação de alimentos e bebidas naturais;
  • Gincana e oficinas;
  • Exposição de trabalhos, em forma de feira escolar.

CONTEÚDOS RELACIONADOS (INTERDISCIPLINARIDADE)
         O sucesso de um projeto como esse, exige esforço integrado de todos: professores, direção, funcionárias, alunos e demais membros da comunidade escolar, por meio de  métodos interativos integrados aos conteúdos e que valorizem a saúde e promovam a cultura da paz.

ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAIS
  • Hábitos de higiene: do corpo, dos alimentos, da casa, no trabalho, na escola e na comunidade;
  • Doenças transmitidas por animais, pela água, pela falta de higiene (pediculose, cárie e dengue);
  • Alimentação: culinária alternativa, plantas medicinais e aromáticas;
  • A importância da água no nosso organismo;
  • Saúde preventiva;
  • Hino da Campanha da Fraternidade 2012;
  • Parábola do Bom Samaritano;
  • Expressão corporal;

ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS
MATEMÁTICA
  • Números decimais: comparação e operações;
  • Medidas de massa;
  • Medidas de comprimento;
  • Medidas de tempo;
  • Cálculo da cesta básica;
  • Formas geométricas;
  • Razão e proporção;
  • Tratamento da informação: gráficos e tabelas;
  • Probabilidade;
  • Resolução de equações;
  • Porcentagem; 
PORTUGUÊS
  • Tipologias textuais;
  • Leitura e compreensão;
  • Produção textual; 
HISTÓRIA
  • Resgate do uso de plantas medicinais;
  • Plantas medicinais e sua utilidade; 
GEOGRAFIA
  • Plantas medicinais;
  • Importância das frutas e verduras para a saúde;  
ARTES
  • Horta escolar: preparo do solo, adubação, plantio e colheita;
  • Plantas medicinais;
  • Desenho e pintura; 
ENSINO RELIGIOSO
  • Crenças e crendices em relação à saúde e às doenças;
  • Campanha da Fraternidade e Pastoral da Saúde; 
CIÊNCIAS
  • Plantas e animais perigosos ao homem;
  • Males do consumo excessivo de remédios;
  • Hábitos de higiene corporal;
  • Doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e câncer;
  • Doenças causadas por vermes;
  • Doenças associadas à poluição do ar, da água, do solo;
  • Doenças respiratórias;
  • Doenças relacionadas à falta de vitaminas;  
INGLÊS
  • Gêneros textuais;
  • Leitura, interpretação e compreensão;
  • Produção textual; 
EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Postura corporal;
  • Modalidades esportivas;
  • Atividade física para melhoria da qualidade de vida;
  • Atividade física na terceira idade;
  • Prevenção do uso de drogas;
  • Índice de massa corporal;
  • Nutrição;
  • Primeiros socorros. 

CRONOGRAMA

Elaboração do projeto: março;

Abertura: 9 de abril;

Desenvolvimento: 9 de abril a 3 de maio;

Encerramento: 3 de maio, com feira e lanche especial. 

RECURSOS
MATERIAIS
  • Folhas de papel, cartolina, e.v.a;
  • Computador, máquina fotográfica e projetor de imagens;
  • Instrumentos de desenho e pintura;
  • Jornais, revistas, livros, panfletos;
  • Jogos e materiais concretos;
  • Instrumentos de medida; 

HUMANOS
  • Alunos, professores, funcionárias e direção;
  • Pais, grupos de jovens, mães, idosos;
  • Representantes da igreja e saúde (agentes de saúde, médico, enfermeiro);
  • Palestrantes; 


AVALIAÇÃO














      A  avaliação do projeto ocorrerá em todas as fases, desde sua elaboração, divulgação e sensibilização dos envolvidos, até a sua execução propriamente dita, que ocorrerá dentro e fora da escola, e que esperamos , envolva nossa comunidade.
    Na fase de implantação será verificada a aceitação do projeto pelo público-alvo, através de definição do tema e reunião com participação dos representantes dos professores, funcionárias e alunos, para a elaboração do projeto.
    Os alunos serão avaliados durante todo o processo, através da observação do interesse, participação, capricho, responsabilidade na realização das atividades, sejam elas orais, escritas ou práticas. Os conteúdos trabalhados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante o desenvlvimento do projeto.
   O projeto será considerado satisfatório se na comunidade escolar, especialmente entre alunos, professores e familiares destes, ocorrer conscientização e melhora nos hábitos e atitudes relacionados à saúde das pessoas e do ambiente em que viviem os envolvidos.
  
BIBLIOGRAFIA

Promoção da Saúde. Ministério da saúde. Brasília 2001.
BRASIL. 1990. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. Disponível em: http: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm
BRASIL, 1996. Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. Disponível em: http: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
BRASIL.2007. Decreto Presidencial nº 6286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola (PSE), com a filnalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede públicade educaçao básica por eio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Brasília (DF).
MEC- Ministério da Educação. 2001. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução as  parâmetros curriculares nacionais. 3ª edição. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental.
MEC - Ministério da Educação. 1998. Parâmetros curriculares nacionaus: terceiro e quarto ciclos: apresentaão dos temas transversais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental.
CNBB – 2012. Cartilhas da Campanha da Fraternidade para ensino fundamental II - 5º ao 9º ano e ABC da Fraternidade.

ATIVIDADES REALIZADAS

Abertura do Projeto


Painéis e cartazes







Pesagem e medição dos alunos

Atividades de pesquisa


Cálculo de IMC e construção de gráficos

Peça teatral
Abra a boca e feche os olhos
 (educaçao infantil e séries iniciais),
sobre alimentação saudável

O tempo da descoberta
(séries finais),
sobre drogas, adolescência, sexualidade


Palestra com nutricionista  da SMED- Karina L. Cunha

Palestra com agente de saúde- Ivanor Klein


Palestra com psicóloga da SMED - Sandra


Feira escolar
Apresentação e exposição dos trabalhos
realizados pelos alunos 

Abertura da feira
Teatro Uma viagem diferente
2º e 3º anos



Diálogo em inglês
8ª série
Objetos usados na higiene diária
Educação infantil
As cores da saúde
1º ano
 Ervas aromáticas
4º e 5º anos

 A importância das frutas e legumes para a saúde
6ª série



 Revistas e receitas saudáveis

 Plantas e animais perigosos
6ª série

 Atividade física na 3ª idade
Pirâmide alimentar em inglês
6ª série

Primeiros Socorros
7ª série

Ervas medicinais
7ª série 

Doenças crônicas e males do consumo excessivo de remédios
7ª série 

 Alimentação saudável - dicas e receitas
8ªsérie


Cartazes em inglês
8ª série

Doenças causadas pela falta de vitaminas
8ª série

A matemática dos batimentos cardíacos
8ª série

 IMC - tabelas e gráficos
8ª série
Lanche especial
Sanduíche esperto, cuca e suco

 

Atividades de alongamento, dança e integração entre os participantes





Além de todos as atividades acima, destacamos a confecção de sachês com ervas aromáticas, que serão entregues para as mães na data da homenagem pela passagem do seu dia.
Confira as imagens dos sachês na página do Dia das Mães.