ATIVIDADES 2010

NOSSO ARRAIÁ

A escola ornamentada com bandeirinhas coloridas; comidas e bebidas típicas; professores, funcionárias, alunos e participantes trajados à "Caipira", no dia 24 de junho a Escola realizou uma bonita Festa Junina com participação de toda Comunidade Escolar.
Os alunos de Pré a 8ª série apresentaram números artísticos: dança da quadrilha, desafios, casamento caipira, entre outras.
Uma das atrações da festa foi a escolha dos "Caipirinhas/2010". Concorreram ao título cinco casais: Darlan e Andressa da Educação Infantil, Gabriel e Márcia do 1º ano, Daniel e Xaiane do 2º ano, Alexandre e Cassandra representando o 3º e 4º ano e Samuel e Danieli representando a 4ª série. O casal vencedor foi Samuel e Danieli, os quais receberam a faixa de "Caipirinhas/2010" e representarão a escola por dois anos.
Todos estavam muito lindos!
PARABÉNS SAMUEL E DANIELI!
'
"CAIPIRINHAS 2010"
O Grupo de Idosos da comunidade também esteve presente e fez questão de se apresentar com a dança do caranguejo.
A Festa Junina na escola é uma forma de cultivar a tradição e proporciona um momento de confraternização e integração entre os segmentos da Comunidade Escolar.
Ed. Inf. 1º e 2º ano
7ª série - desafio


8ª série - Casamento Caipira
c
Cana verde - 3º ano, 3ª e 4ª séries 
dança da quadrilha - 5ª e 6ª séries
Ed. Infantil
Grupo de Idosos


Com o objetivo de socializar os trabalhos referentes ao projeto "Copa do Mundo: emoção que contagia" desenvolvido durante os meses de junho e julho, no dia 13 de julho os alunos, professores e funcionárias da escola realizaram a II Conferência Escolar.
Os trabalhos expostos foram bem diversificados e pode-se observar a interdisciplinaridade do projeto.
O evento contou com a presença de pais e visitantes, bem como da Secretaria Municipal de Educação. 


Os alunos da 7ª e 8ª séries foram representados pelas alunas Bruna e Amanda Klein que expuseram sobre a Matemática presente nos campos de futebol, especificamente as medidas oficiais, as figuras geométricas, perímetro, área e cálculo da diagonal através do Teorema de Pitágoras. Salientaram também o trabalho com escalas utilizado na construção de maquetes do campo.

Os alunos da 5ª série, orientados pela professora Salete, demostraram grande preocupação com a produção do lixo, questão esta muito preocupante em nossos dias. Apresentraram algumas soluções possíveis para amenizar o problema

A Educação Infantil também se fez presente e encantou a todos com "coisas que fazem lembrar a Copa" Uma graça!

 
 
Os poemas e crônicas produzidos pelos alunos
também fizeram parte das apresentações da Conferência
O 1º e 2º ano socializou conhecimentos adquiridos através de
leitura, pesquisa e produção textual.
"Curiosidades das Copas" foi o tema do trabalho exposto. 


CRÔNICA
Crônica é a narração de um fato, conto ou uma estória real ou baseada em fato real, porém sempre com uma pitadinha de humor.

UM DIA DAQUELES

Num ônibus lotadíssimo, estava eu, de pé, entre bancos e pessoas espremidas. E nada poderia estragar aquele momento tão ruim...
Era uma noite chuvosa; o motorista quase fechando os olhos ao volante e o ônibus deslizando sobre a terra molhada.
De repente, para piorar, um carro preto parou em nossa frente; eram ladrões. Nos botaram para fora do ônibus sem pedir dinheiro nem nada. Achei que tinha dado um pouco de sorte desta vez, mas, pelo contrário, levaram o nosso ônibus embora e fiquei sem a minha condução.
Esperando outro ônibus, ao meu lado uma velha senhora que não parava de reclamar. Fui mais para a beira da estrada e, de repente, um carro, com um som muito alto passa e... barro pra todo lado, inclusive para o meu. Fiquei simplesmente marrom.
Outro ônibus parou. Estava todo podre, bancos rasgados, sujos e fedidos, mas era melhor eu não reclamar, pois pelo menos, um ônibul assim menhum ladrão levaria.
Bom, cheguei sã, salva e suja à minha casa, que estava toda enfeitada com balões e cartazes.
E, pelo que se pode ver, não consegui chegar em casa a tempo para o meu "jantar de aniversário".

Mônica Delai - 8ª série
agosto 2010

CORDEL

Cordel é um tipo de literatura popular escrito em forma de versos e impresso em folhetos, os quais são pendurados em cordas ou barbantes e expostos em feiras e ruas.
Os alunos do 3º ano, 4º ano e 4ª série fizeram um cordel de poemas sobre a Copa do Mundo e expuseram na II Conferência Escolar.
Ficou muito lindo!
Veja alguns poemas
BRASIL FORA DA COPA
Brasil jogou
E todos ficaram contentes
Brasil ganhou
Todos ficaram sorridentes.
Brasil jogou mais uma vez
Continuamos felizes
Chegou nas quartas de final
Perdeu
Deixou os brasileiros tristes.
Cassandra Hanauer - 4ª série

O BRASIL
Quando o Brasil joga
A torcida fica muda
Mas quando sai o gol
Ela grita e fica surda.
Luís Carlos Simon - 3º ano

O FUTEBOL

Eles entram no gramado
O juiz é chamado
Todos querem fazer um gol
E dar seu show
No campo já rolou a bola
É redonda e rola
E é gol do Brasil!

Bruno Bevilaqua - 4ª série

BRASIL
De verde e amarelo
O Brasil se apresenta
e o orgulho dos brasileiros
sempre aumenta

Na primeira Copa
A taça o Uruguai ganhou
Mas na segunda e na terceira
A Itália a conquistou

Em 1938
Todos puderam escutar
A Copa do Mundo
Sem se movimentar
Através do rádio
Que tinha acabado de chegar

De 1942 a 1946
A Copa parou
Pois a Segunda Guerra Mundial
Chegou

Em 1950
A Copa voltou
E foi no Brasil
Que ela se realizou

Em 1958
O Brasil foi campeão
Em 1964
Pegou de novo a taça na mão

Somente em 1966
Podíamos observar
A Copa do Mundo
Em nosso lar
Era a TV que tinha acabado de chegar

1970
O Brasil ganhou
Um Rei apareceu
Era Pelé
Que o mundo reconheceu

No ano de 1994
Seu 4º troféu conquistou
E o Brasil

A taça levou
Para alegria de todos
Em 2002 o Brasil venceu
E com isso
O Penta apareceu

O Brasil
É o único pentacampeão
Voltando cinco vezes
Com a taça na mão

A Copa do Mundo
Tem muita emoção
O Brasil é o melhor
Merece ser hexacampeão

Sheila Balen

COPA DO MUNDO

Dia 11 de junho
Todo mundo irá parar
Começa a Copa do Mundo
Os brasileiros vão torcer e cantar

Nesta Copa do Mundo
O Brasil irá jogar
Esperamos que ele volte
Com a taça, pra festejar

Brasileiros vão torcer
Para o Brasil ganhar
Pois nesta Copa do Mundo
Trinta e duas seleções vão jogar

Queremos que o Brasil
Seja hexacampeão
E queremos que ele volte
Com a taça na mão

Neste mês nossa escola
Está bem enfeitada
Cheia de bandeirinhas
Bem legais e decoradas

Copa do Mundo
Emoção que contagia
É o projeto da escola
Feito com muita alegria.
Marcelo Zagonel



JERGS

Os JERGS tem por objetivo estimular a prática desportiva em todas as escolas públicas do Estado, bem como mobilizar a Comunidade escolar em prol do desporto educacional.
No dia 29 de junho foram realizadas as provas de Atletismo na fase de Coordenadoria, onde nossa escola esteve participando com seus atletas, acompanhados pela professora Rozivani Bianchi .
A aluna Carolina Nonnenmacher da 6ª série ficou em 1º lugar nos 75m na Categoria Infantil, sendo classificada para disputar a fase Regional em Passo Fundo no mês de agosto.


Parabéns Carol pela sua conquista.

ESTAMOS TORCENDO POR VOCÊ!
     A Escola de Dourado está orgulhosa, por mais uma conquista de medalha nos JERGS - Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul.
    No último dia 17 de agosto, em Passo Fundo, a aluna Carolina classificou-se para  a fase final estadual, nos 75m infantil. As competições acontecerão nos dias 29 e 30 de setembro na SOGIPA em porto Alegre.
   VALEU CAROL...


 PASSEIO LEGAL
Com o objetivo de conhecer e ampliar seus conhecimentos, no dia 02 de setembro os alunos de 5ª a 8ª séries, acompanhados pelas professoras da escola visitaram o MUSEU MUNICIPAL de Aratiba.









Neste mesmo dia visitaram, também a ÁREA INDUSTRIAL do município, onde tiveram oportunidade de conhecer o local, bem como obter informações sobre as atividades industriais desenvolvidas em nosso município. 
Na  fábrica de  Calçados Angonese  puderam acompanhar os trabalhos dos funcionários  e conversar com os mesmos sobre  o destino dos produtos ali produzidos, entre outras informações.






Muitas foram as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a Semana da Pátria. Diariamente foi realizado o hasteamento e arriamento das Bandeiras, seguido de momento cívico com apresentações culturais e artísticas pelos alunos da escola.

Os alunos do 3º ano, 4º ano e 4ª série apresentaram Lendas do Brasil.
  

Alunos do Pré, 1º e 2º ano fizeram cartazes com o título: Pátria é...

Os alunos da 7ª série lembraram fatos marcantes e decisivos para a Independência do Brasil.

Foi destaque também, a participação da Escola, no dia 2 de setembro, nas comemorações alusivas à Semana da Pátria na praça central do município. Neste dia a Diretora - professora Sirlene Pavoni- representando a escola fez o hasteamento da Bandeira Municipal. Na sequência as alunas da escola, coordenadas pelas professoras Rozivani e Marisa apresentaram uma coreografia da música: "Muito prazer, eu existo", oportunizando aos presentes uma reflexão sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais em nossa sociedade.
Assim como uma flor mantém a beleza sem uma das pétalas, o portador de necessidades especiais mantém a capacidade e o direito de integrar-se na sociedade. Por preconceito, muitos portadores de necessidades especiais não são aceitos por parte daqueles que vêm nele um incapaz. Precisamos nos sensibilizar para que os Portadores de Necessidades Especiais tenham espaço para desenvolverem suas habilidades e competências.

Também acontece por ocasião da Semana da Pátria a tradicional festa da escola. Neste ano o evento aconteceu no dia 5 de setembro na sede do Esporte Clube Juventude e contou com a presença de toda comunidade escolar, bem como de autoridades municipais, visitantes, comunidades vizinhas, Esporte Clube Juventude, Esporte Clube Progresso, Juventude de Linha Liso e equipe de Veteranos. A presença de todos foi fundamental para o sucesso de nossa festa.
As festividades tiveram início logo no início da manhã com hasteamento das Bandeiras.

Após, o Padre Lucimar presidiu Missa Campal relembrando alguns fatos marcantes da vida escolar. Foi um momento lindo de reflexão e gratidão a Deus pelos 57 anos de existência da escola em nossa comunidade e pelas muitas conquitas alcançadas pela direção, professores, funcionárias, alunos e pais.
 
A festa prosseguiu com jogos, almoço, sorteio de prêmios e muita animação. Foi um dia de confraternização e integração entre a comunidade escolar  e todos os presentes.
"JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA!"


Além das comemorações alusivas à "semana da Pátria, o mês de setembro nos remete a outras datas comemorativas, especialmente o "Dia da Árvore e o Início da Primavera."
O trabalho com datas comemorativas é uma estratégia eficaz no processo ensino aprendizagem, pois permite vivenciar a leitura e a escrita em contextos significativos.
A confecção de cartazes é uma forma de estimular a expressão artística das crianças. Essa atividade, além do evidente interesse lúdico, contribui para o desenvolvimento da criatividade, do trabalho cooperativo de grupo e do diálogo entre os alunos.
Veja como ficou lindo!
 

 

 Também em setembro temos a "Semana Farroupilha", motivo de orgulho e  de muitas comemorações para os gaúchos e uma oportunidade para trabalhar co as criaças a cultura do Rio Grande do Sul.
 

 

No dia 4 de outubro Aratiba completou 55 anos de emancipação político administrativa.
   O desfile temático com a participação das secretarias, escolas e demais entidades do município foi um dos pontos altos das comemorações.
   Nossa escola, como não podia ser diferente, se fez presente lembrando alguns fatos importantes da colonização alemã em nosso município, como também as contribuições da cultura alemã para o desenvolvimento do município.






















  12 de outubro é um dia muito especial. Dia em que comemoramos o "Dia da Criança", mas também o dia de nossa Mãe Aparecida, padroeira  do Brasil.   Nesse dia a comunidade da Paróquia São Pedro juntamente com a Escola realizou a  6ª Romaria das Crianças e das Capelinhas na Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
   A procissão saindo da Igreja Matriz com a imagem de Nossa Senhora Aparecida conduzida pelas crianças, seguida pelos romeiros, até à gruta foi uma demonstração de muita fé e oração.


 
 

  















A missa teve a participação das crianças, especialmente no momento da  coroação de Nossa Senhora Aparecida e na intronização da Bíblia que foi trazida pelas crianças.





  


















Uma mesa foi preparada especialmente para as crianças e todas as crianças presentes foram servidas gratuitamente.
   À tarde, sob a coordenação das professoras da escola foram realizadas oficinas de brincadeiras com distribuição de doces e brinquedos para as crianças.



   O "Dia do Professor" também foi lembrado pela direção e alunos da escola. Todas as turmas homenagearam os professores com mensagens, números artísticos e um gostoso coquetel preparado pelos alunos.














A diretora - professora SIRLENE TERESINHA PAVONI - também teve seu dia de glória pela passagem do "Dia da Diretora."

 











PARABÉNS DIRETORA SIRLENE!
OBRIGADO POR TUDO!















 FORMATURAS 2010


Realizou-se, no dia 1º de dezembro mais uma solenidade de formatura das turmas do PROERD - Programa de Resistência às Drogas e à Violência. Estiveram presentes formandos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Alves de Três Barras, Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque do Pio X e Escola Estadual de Ensino Fundamental Dourado. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Tenente Coronel Altemar Dutra, Sargento Amaurício, policiais, Secretária Municipal de Educação, Soldado Rocha (monitor do PROERD), diretores das escolas, professores, funcionárias, pais e alunos. O evento aconteceu no salão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dourado. Após entrega de certificados aos alunos participantes do programa, pronunciamento das autoridades, homenagens ao Soldado Rocha foi servido um coquetel de confraternização.

 








 


No dia 16 de dezembro foi um dia de glória para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com a solenidade de formatura.
Parabéns aos Formandos!